Troca dos calços da carroceria
julho 02, 2016
Há tempos eu andava encucado com um barulho vindo detrás do SP2. Era uma batida seca bem parecida quando o amortecedor dá final de curso, porém era mais abafada e não tão metálica, se é que me entendem. Semana passada resolvi averiguar e descobri que eram os calços de borracha da carroceria que estavam ressecados e faziam o chassis bater na carroceria. Bom, era hora de trocar.
Ainda é fácil achar estes calços pois são os mesmos da Brasilia. Ainda existem os normais de borracha ou os importados, de poliuretano, que dizem ser mais resistentes, porém custam quase 4 vezes mais que um jogo de borracha.
Eu utilizei os que estão circulados em vermelho na primeira foto, porém o calço quadrado pode ser trocado pelo redondo, sem problemas. O primeiro passo é erguer a traseira do carro, retirar a roda e o tampão de pl´stico que cobre o alojamento do parafuso que prende os calços.
Retirado o tampão, você deve inserir uma chave catraca de 17mm neste orifício e calçar a porca, por baixo, com uma chave de boca também de 17mm. O serviço pode ser feito sem a chave catraca, mas será muito mais difícil girar o parafuso pois o espaço livre dentro do orifício da caixa de roda é bem pequeno. Lembrando que não é necessário retirar o amortecedor traseiro, a menos que você queira limpar o alojamento do amortecedor, que retém muita sujeira e ferrugem.
Feito isso, você pode retirar o parafuso, as arruelas e os dois calços de borracha. Com o tempo estes calços ressecam, ficando quebradiços e diminuem de tamanho em virtude da pressão. Com isso, cria-se um pequeno vão entre eles que acaba por fazer o chassis bater no calço. Note que são dois calços, que trabalham encostados um no outro, como um sanduíche.
As setas na foto anterior mostram o local onde vão os calços quadrados, A carroceria tem um alojamento parecido, onde vão os calços ovalados, de forma que eles se encostam quando o parafuso é apertado. O esquema abaixo mostra os calços dianteiros e traseiros da Brasília, que saõ os mesmos do SP2.
Eu aproveitei e troquei as arruelas superiores por outras de maior diâmetro para darem um apoio melhor. Para facilitar o encaixe dos calços, passe graxa nas duas faces antes de inserí-los nas suas sedes, além de forçar um pouco a carroceria com uma chave se fenda das grandes. feito isso, é só recolocar o parafuso e apertá-lo o suficiente para que os dois calços de encostem e não fiquem frouxos. Repita o procedimento para o outro lado do carro.
Esta manutenção não é muito complicada, demorando cerca de 2 horas no total e o custo dos calços de borracha é bem barato, Resta agora dar uma volta para verificar se tudo ficou bom e se o barulho desapareceu.
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